Quando paramos pra pensar no conteúdo da mensagem que Jesus e
os apóstolos pregavam, somos tentados a achar que eles falavam, assim como nós
atualmente, sobre a vida e morte do Senhor e na necessidade das pessoas em
aceitá-lo como salvador. Mas isso não corresponde aos textos bíblicos! Na
verdade, Jesus não é e nunca foi a figura central da bíblia, e Ele nunca quis
sê-lo, simplesmente porque não era esse o plano! A mensagem de Jesus era o
reino de Deus.
Os apóstolos pregavam o reino de Deus. Sem a centralidade do reino, o sacrifício de Jesus na cruz não teria significado algum; por isso, Ele estava afinado com o propósito eterno do Pai, de estabelecer o Seu reino para destruir o reino de satanás. A figura central da bíblia sempre foi o REINO DE DEUS e a figura central do reino é Jesus, o Cristo! Vejamos os textos que mostram isso claramente:
Os apóstolos pregavam o reino de Deus. Sem a centralidade do reino, o sacrifício de Jesus na cruz não teria significado algum; por isso, Ele estava afinado com o propósito eterno do Pai, de estabelecer o Seu reino para destruir o reino de satanás. A figura central da bíblia sempre foi o REINO DE DEUS e a figura central do reino é Jesus, o Cristo! Vejamos os textos que mostram isso claramente:
Mateus 12:28 – “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.” – Toda vez que o diabo e seus comparsas são retirados de um lugar, o reino de Deus é estabelecido ali. Foi a partir de Jesus que o reino começou a se manifestar na terra.
Marcos 1:14 – “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede noevangelho.” – Note a evidente relação entre o evangelho que estava sendo pregado, com o reino de Deus! A partir de João, Jesus passou a deixar claro qual era o conteúdo de Sua pregação: o evangelho do reino de Deus!
Lucas 4:43 – “Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.” – Jesus não pregava sobre si mesmo, dizendo para a multidão aceitá-lo ou estaria perdida. Ele também não veio apenas para morrer na cruz pelos nossos pecados. Temos pregado somente isso, e estamos passando uma mensagem incompleta. Ele veio, basicamente, para pregar e viver o evangelho do reino de Deus; todo o resto fazia parte do plano.
Lucas 12:31-32 – “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” – Buscar o reino é ajudar a implantá-lo, sem detença! Veja que a exortação é para um “…pequenino rebanho”, pois poucos tem fé para crer no reino! Por causa das escrituras, os discípulos estavam tão acostumados a ouvir sobre o reino de Deus, que na mensagem de Jesus, a novidade(boa nova) não era propriamente o reino, mas que o tempo havia chegado e o reino estava próximo. De Gênesis a Apocalipse, a bíblia instrui os filhos de Deus sobre o reino que estava por vir.
Atos 13:32 – “Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais.” – O evangelho que Jesus e os apóstolos pregavam continha uma promessa, feita aos seus antepassados! Se foi prometida por Deus, ela se cumprirá! Mas, que promessa foi essa?
Tiago 2:5 – “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?”
Eis a promessa: O Reino de Deus! Não significa que
só os pobres herdarão o reino, mas Deus escolheu os que são desprezados, e os
de coração humilde, neste mundo, para herdá-lo. De Abraão até os nossos dias já
se passaram quatro mil anos, e Deus disse que, dele sairia um povo. Ele nos
prometeu um reino e Sua promessa se cumprirá!
Atos 8:12 – “Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados.” – Após a morte e ascensão de Jesus, a Igreja dos apóstolos, herdeira da glória da pregação do Reino de Deus, o pregava diligentemente.
Atos 19:8 – “Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.” – Não havia tempo a perder: a chegada do reino precisava ser anunciada! E Paulo não perdia tempo.
Atos 28:30 – “Paulo permaneceu por dois anos inteiros no aposento alugado, e recebia a todos os que vinham procurá-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava as coisas a respeito do Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade e sem proibição” – Repare que neste texto Paulo trata, com todos que iam procura-lo, sobre dois assuntos: ele pregava o Reino de Deus e ensinava também a respeito de Jesus. Atualmente a Igreja prega apenas parte da mensagem.
Os propósitos de Deus estão se realizando no decorrer da história. Tudo será cumprido à risca! E para evitar qualquer possibilidade de acharmos que Deus poderia deixar de cumprir o que prometeu, Ele jurou por Si mesmo que tudo se cumpriria conforme sua determinação: Hebreus 6:17 – “Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,”
Deus promete o reino e jura, por Si mesmo, que cumpriria a
promessa! Alguns teólogos afirmam que Deus desistiu de Sua 1ª aliança e firmou
outra, em Jesus, por causa da desobediência de Israel, e que o propósito foi
alterado. Mas isso não é verdade. Quando falamos e pregamos algo que não foi
dito por Deus ou alteramos algo que Ele estabeleceu, O estamos chamando de
mentiroso, e dizendo que Ele deixou de ser Deus. O que foi planejado, assim
será. O que Deus está fazendo hoje, foi planejado há mais de 6 mil anos. De
forma nenhuma, podemos anunciar o que Deus não estabeleceu em seu propósito. A
Igreja atual está mais preocupada com a obra e menos com a verdade de Deus. Ele
jurou por si mesmo, já que não tinha alguém maior para quem jurar. O que é
interpor? É colocar-se a si mesmo. E ele precisava jurar? Não. Mas quis deixar
bem claro que o Seu propósito é imutável. Ele queria deixar os herdeiros
seguros de que não mudaria de ideia.
Efésios 1:11 – “…nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.” – O que estamos ouvindo e pregando hoje é a promessa do reino, feita aos nossos pais, os profetas? Ou estamos pregando um evangelho que nega o evangelho eterno? Amados, o evangelho que pregamos tem que apresentar a promessa feita aos nossos pais. Se for diferente, está completamente divorciado do propósito de Deus, que foi planejado desde a eternidade.
Salmos 103.19 – “O seu reino domina sobre tudo.” – Se quisermos andar na verdade de Deus, precisamos entender que o estabelecimento do Seu reino é a coisa mais importante para Deus e o que ocupa completamente o Seu coração! O desconhecimento dos Seus propósitos eternos tem conduzindo muitos a um inevitável desvio de Sua verdade, o que procuraremos mostrar, no decorrer desses artigos, para a honra e glória do Senhor!

Nenhum comentário:
Postar um comentário