sexta-feira, 10 de junho de 2016

Reimaginando o Lugar de Ajuntamento da Igreja





"Que igreja você frequenta"?

Esta é uma pergunta comum Hoje em dia. Contudo, é também tremendamente reveladora.

Suponhamos que um novo funcionário tenha sido contratado recentemente pela empresa para a qual você trabalha. Você fica sabendo que ele é cristão. Depois de indagá-lo sobre qual igreja frequenta, ele responde dizendo que frequenta "uma igreja que se reúne em uma casa".


Agora seja honesto. Que pensamentos passariam pela sua cabeça após ouvir essa resposta? Não seria algo mais ou menos assim? " Que estranho! ele deve ser um daqueles crentes que não se encaixam em nenhum lugar." Ou, "Provavelmente ele faz parte de algum tipo de culto alternativo." Ou, " Deve haver algo errado com ele. Senão frequentaria uma igreja normal." Ou ainda, "Ele deve ser uma espécie de rebelde ou doido com dificuldades de se submeter à autoridade".

Infelizmente essa é a reação de muitos cristãos sempre que lhes é apresentado a ideia de uma "igreja doméstica" (que se reúne em casas). Mas aqui está a ironia: o lugar de ajuntamento da igreja do novo funcionário é idêntico ao de todos os cristãos mencionados no Novo Testamento. De fato, a igreja de Jesus Cristo se reuniu na casa de seus membros durante os primeiros trezentos anos de sua existência.

O lugar comum de encontro dos primeiros cristãos não era outro senão em casas. Qualquer outra possibilidade consistiria em uma exceção. e a igreja do primeiro século teria encarado isso como sendo algo incomum. Veja:

"Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,"
(Atos 2:46)

"Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa." (Atos 20:20)

"Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus.
Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.
Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles."
(Romanos 16:3-5"

"Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador,
à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa."
(Filemom 1:1,2)

As passagens acima demonstram que os cristãos do primeiro século reuniam-se nas casas dos membros da comunidade. Curiosamente, a igreja primitiva nada sabia a respeito do que hoje corresponderia a um edifício de igreja. Tampouco sabia sobre casas convertidas em basílicas. Ou seja, nenhuma daquelas igrejas do primeiro século sabia nada sobre bancos de madeira pregados no chão com um púlpito ocupando lugar de destaque entre os móveis da sala de estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário